O USO DO BLOG COMO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O EXERCÍCIO DA TUTORIA ONLINE

Hendrickson Rogers Melo da Silva

Resumo


O artigo discute o uso do Blog como um Ambiente Virtual de Aprendizagem e ambiente de treinamento prático para o exercício da Tutoria online. Buscou-se exemplos reais dessa possibilidade, quer negativos quer positivos, que incentivem o futuro tutor online a obter as competências mínimas necessárias para sua função. Para tanto, a pesquisa bibliográfica e o relato de experiências pavimentaram a direção do tema, considerando-se competência profissional também como uma escolha humana. A realidade-objeto do relato de experiência será a dinâmica da compreensão e construção da tecnologia educacional blog como AVA que o autor do artigo usa em sala de aula, e o uso do blog como um desenvolvedor prático das competências profissionais e tecnológicas necessárias para se formar o Tutor em Educação a Distância ou Tutor online. Apresentam-se imagens de um blog em pleno funcionamento e seus múltiplos recursos de interação. A pesquisa permite descortinar um panorama da EaD e suas possibilidades, bem como o blog como ambiente fecundo para a compreensão da verdadeira autonomia estudantil e dos percursos para a formação docente nessa modalidade, os quais contribuem para a aquisição de qualidades profissionais e científicas imprescindíveis ao tutor online.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUADED, Ignacio; BALTAZAR, Neusa. Weblogs como recurso tecnológico numa nova

educação: Revista de Recensões de Comunicação e Cultura, Aveiro, Ano 3 v.4, 2005. Disponível em: . Acesso em: jan. 2015.

BIROCHI, Rene; POZZEBON, Marlei. Theorizing in Distance Education: The Critical Quest for Conceptual Foundations. MERLOT Journal of Online Learning and Teaching, v. 7, n. 4, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. “Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância”. 2007. Disponível em: Acesso em: fev. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais para elaboração de material didático para EaD no Ensino Profissional e Tecnológico. 2007. Disponível em Acesso em: abr. 2012.

FUJITA, Oscar Massaru. Educação a Distância, Currículo e Competência: uma proposta de formação on-line para gestão empresarial. 2010. 284 f. Tese (Doutorado em Educação) –

Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

GUTIERREZ, Suzana. Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores. Porto Alegre-RS, 2004. 233 p. Dissertação de Mestrado em Educação. UFRGS. Disponível em: < http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5830/000432196.pdf> Acesso em fev. 2015.

GUTIERREZ, Suzana. O Fenômeno dos Weblogs: as possibilidades trazidas por

uma Tecnologia de publicação na Internet. Informática na Educação: teoria &

prática. Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 87-100, jan/jun, 2003.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Instrumento de credenciamento institucional para oferta da modalidade de Educação a Distância. Julho de 2009. Disponível em:

Acesso em: fev. 2015.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

KONRATH, Mary Lúcia Pedroso; TAROUCO, Liane Margarida R.; BEHAR, Patrícia Alejandra. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, v.7, n. 1, jul., 2009. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13912/7819> Acesso em: fev. 2015.

LEMOS, André. A arte da vida. Diários pessoais e webcams na Internet. Revista de Comunicação e Linguagem, Lisboa, 2002. Disponível em: < http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/109986911192793762783072499970909167230.pdf> Acesso em: fev. 2015.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LITTO, Frederic Michael; FORMIGA, Marcos. Educação a Distância: Estado da Arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

LUCCIO, Flavia Di.; NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Blogs: de diários pessoais a comunidades virtuais de escritores/leitores. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.1, p. 132-145. ISSN 1414-9893. Disponível em: Acesso em: fev. 2015.

LUZZI, Daniel. Angel. O papel da educação a distância na mudança de paradigma educativo: da visão dicotômica ao continuum educativo. 2007. 400 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09102007-090908/pt-br.php> Acesso em: fev. 2015.

MASETTO, Marcos T.; APARECIDA, Behrens Marilda; MANUEL, Moran José. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2006.

MOORE, Michael.; KEARSLEY, Greg. Educação a Distancia - Uma visão Integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

OLIVEIRA, Rosa M. Aprendizagem mediada e avaliada por computador: a inserção dos blogs como interface na educação. in: SILVA, Marco e SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação online: fundamentos, interfaces e dispositivos, relatos de experiências. São Paulo: Loyola, 2006.

PENTERICH, Eduardo. Competências organizacionais para a oferta de educação a distância no ensino superior: um estudo descritivo-exploratório de IES brasileiras credenciadas pelo MEC. 2009. 260 f. Tese (Doutorado em Administração). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. Disponível em: Acesso em: fev. 2015.

PEREIRA, Alice T. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda., 2007.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PRIMO, Alex; SMANIOTTO, Ana M. R. Comunidades de blogs e espaços conversacionais. In: Prisma.com, v. 3, 2006

SARAIVA, Karla. Educação a distância: outros tempos, outros espaços. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2010.

SENO, Wesley Peron. Capacitação docente para a educação a distância sob a óptica de competências: um modelo de referência. 2007. 210 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-29072008-142133/pt-br.php> Acesso em: fev. 2015.

SILVA, Edinai et al. A influência das tecnologias no acesso a informação e na produção do conhecimento, 2010. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 33., 2010, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2010. Disponível em Acesso em: jan. 2015.

TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? Tradução de Claudia Berliner, Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.14571/cets.v9.n2.217-231

Licensed under :

Licence

----------------------------------------------------------------------

ISSN 2316-9907
DOI Prefix: 10.14571

----------------------------------------------------------------------

Indexing, Scientific Societies and Directories

Logo CAPES Logo periodicos.CAPES Logo Google Scholar

Logo GIF Logo Latindex Logo BASE Logo PKP

Logo DIADORIM Logo IBICT Logo SIS

Logo Gaudeamus Logo ROAD Logo DOAJ